Nesta sexta-feira (06) o escritório do PEAMSS de Conceição do Coité ficou bastante movimentado, pois os membros da GAPEAMSS aguardavam ansiosamente pela chegada dos coordenadores gerais do projeto Drº Rubem que estava representando a UNEB e a EMBASA e na companhia de Luíza que também faz parte da coordenação geral, os mesmos que chegaram por volta das 9:40hs desta sexta, dando inicio a reunião as 10:00hs desta manhã, com um papo bastante extrovertido, porém, muito sério. Drº Rubem iniciou falando do inicio do PEAMSS que foi no ano de 2004 no Ministério das Cidades, ressaltou que a mobilização é o maior problema que o PEAMSS encontra, apesar do Poder Público estar presente em algumas das nossas atividades ele não deixou de falar a respeito da grande importância que é a da participação do Poder Público junto ao Projeto.
O que ele também não deixou passar desapercebido foi a respeito do vandalismo e da falta de conscientização de nós seres humanos, fazendo questão de citar o exemplo de uma cidade na qual o Prefeito no inicio do ano espalhou 200 coletores de lixo por toda a cidade, mas infelizmente por falta de respeito e de conscientização só foram encontradas apenas 40 coletores em todo o Município. Assim ele encerrou a sua fala e passou a vez para os participantes.
Alaci(Técnico Agrícola) fez questão de iniciar os comentários, dizendo ser o dever de todos nós defender a conscientização e preservação da natureza, ele narrou a a sua história de bastante confronto com populares que passas pela árvore denominada Cuité (planta que denominou o nome da cidade) e que sempre que passam fazem questão de retirar uma folha da árvore, segundo ele já foi muito chamado de "puxa saco" do Prefeito, pelo fato de ser Funcionário Público e estar ali constantemente defendendo o meio ambiente e defendendo a importância de ajudar outras comunidades e até mesmo municípios vizinhos.
Para Renata a mobilização na comunidade dela iniciou-se através de seu esposo, "meu esposo colocou na cabeça que iria colocar lixeiras na comunidade, eu achei um absurdo crendo eu que não iriam ficar uma, mas foi aí que tudo inicio". Hoje as crianças não jogam nada no chão, tudo vai diretamente pras lixeiras.
Pra ela a "coisa" só anda se tiver força de vontade, e uma grande esperança, pois nós podemos sim ter uma comunidade bem pequena mas com pessoas que realmente estão se importando com o nosso habitat finalizou Renata.
Tânia defendeu e reforçou a importância de mobilizar, "achei muito boa a primeira mobilização, pois ao chegarmos a uma barraca de feira livre a senhora nos interrogou sobre o que era o Projeto, ao eu terminar de esclarecer a senhora retirou de sua bolsa e mostrou seu copo, falando que até uma simples dose de café que ela toma na feira ela usa seu copo", a partir da segunda oficina todos os participantes passaram a levar seus copos, mais isso só foi possível por que ocorreu uma mobilização e uma conscientização de ambas as partes.
O VEREADOR Betão inicio a sua fala explicando o porque da sua ausência na oficina de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que aconteceu na cidade de Jacobina-BA nos dias 05,06 e 07 de dezembro, mas pra ele o que vai se tornar mais difícil mesmo na cidade de Conceição do Coité, vai ser a conscientização da população para não jogarem a água da chuva na futura rede de esgoto, segundo ele isso é um dever do secretário de infraestrutura procurar resolver logo no inicio das obras, o que pra EMBASA não tem data pra iniciar e só esperar pela liberação da obra, já que vai ser uma obra do Governo federal.
O VEREADOR Edvaldo iniciou sua fala destacando a importância do PEAMSS pra qualquer município, sendo membro do conselho das cidades do Estado da Bahia ele relatou a História de famílias que andam brigando na suas comunidades, pois a única água que chega até a localidade é por caminhão pipa o que acaba gerando conflitos, frisou a gratidão de fazer parte do maior programa de água, o "água para todos" faz questão de admitir a falta de interesse dos seus "colegas" políticos que segundo ele não se importam tanto com o bem estar dos outros, o vereador achou de extrema importância o programa da igreja católica o semana da cidadania, que até missa foram fazer no lixão da cidade. pra ele a resposta das coisas não mudarem é porque as pessoas estão muito acomodadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário